sábado, 13 de junho de 2009

MEMORIAL DE VIDA PROFISSIONAL


No ano de 1993, iniciei o Curso de Magistério, na época, realizado concomitantemente ao 2º Grau que hoje é denominado de Ensino Médio, no município de Cruz Alta – RS, nesse ano reprovei e voltei para a minha casa onde morava, em Augusto Pestana, fiquei muito triste e sentida porque nunca havia passado por uma reprovação em minha vida escolar.
Já, no final do ano de 1994 me casei e tive um filho no ano de 1995, sempre pensava e sonhava em um dia ser professora e poder realizar meu sonho que me acompanhava desde criança.
Quando criança brincava muito de “aulinha” com meus amigos. Essa esperança não me abandonava e cada vez mais eu buscava realizar o meu sonho. No ano seguinte, 1996 retornei aos estudos e fiz o 2º e o 3º ano do Ensino Médio. Terminei o Ensino Médio e fiquei um ano em casa cuidando da família.
Passou-se um ano e no ano de 1999 surgiu à oportunidade de estudar novamente em Cruz Alta e na mesma escola, porém no turno da noite, contatei com algumas colegas e ia eu e mais seis meninas, todas as noites para estudar no Curso Normal – Magistério passou-se um ano e meio de aula e mais meio de estágio com uma turma de 27 alunos de 2ª série, na cidade de Augusto Pestana sob esse enfoque passaram-se dois anos de estudos, me formei em 20 de dezembro de 2000. E em agosto de 2001 iniciei a minha trajetória de vida profissional, no município de Boa Vista do Cadeado, iniciei meu regime de trabalho com 20h diárias com alunos da 2ª série, eu e minha irmã iniciamos juntas as nossas vidas profissionais, andávamos por volta de 20 km diariamente e pegávamos o transporte escolar e andávamos por mais de 30 km juntamente com os alunos.
No ano seguinte, fomos parar na escola, porque começamos a trabalhar 40h semanais, eu e mais seis professoras, morávamos na escola mesmo, eu e outra colega levamos nossos filhos para junto de nós e nós dois íamos para casa aos finais de semana meu marido ia nos buscar quando havia possibilidade, pois quando chovia não tínhamos condições de chegar em casa tínhamos uma moto e a estrada era de chão batido, depois de tudo o que passei para poder trabalhar, meu marido entrou em depressão profunda pois ficava muito tempo sozinho, então resolvi pedir demissão e voltei para a minha casa. Lecionava para alunos de séries iniciais num turno e em outro, de 5ª a 8ª série, as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Inglês, iniciada a graduação nesse ano (2002).
Em 2003 iniciei meu trabalho numa escola especial, trabalhei 40h semanais nesse meio tempo fiz concurso em Boa Vista do Incra, onde trabalho até hoje, fui nomeada no final do referido ano onde passei a residir. Concluí a Graduação em Letras – Língua Portuguesa e respectivas literaturas em março de 2006.
Fui nomeada para as séries iniciais onde atuei até o ano passado. Trabalho 40h desde 2004, para situar, lecionei a disciplina de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série durante esse último ano, depois fui convocada para trabalhar somente na cidade com as séries iniciais.
Fiz a Pós-graduação com especialização em Educação Especial e hoje não moro mais em Boa Vista do Incra e para completar a minha realização profissional, atuo em minhas áreas preferidas, numa escola rural com Língua Portuguesa e em outro numa Sala de Recursos numa escola da cidade.
Sou uma pessoa apaixonada pela vida e meu trabalho me completa pessoal e profissionalmente, busco aperfeiçoamento constante e procuro me interar dos assuntos docentes e discentes propiciando maior entrosamento e prazer no processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário