domingo, 14 de junho de 2009

PROCESSOS DE LEITURA


A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

A educação é um dos fatores centrais de propulsão do desenvolvimento da sociedade, no entanto, pensamos num sujeito capaz de fazer cidadania a parti da leitura de mundo (Freire). Segundo Paulo Freire, “os alunos deveriam ser incentivados a entender o seu papel na sociedade”. Por mais humilde que fosse todo ser humano seria um “fazedor de cultura, pois teria um repertório cultural rico como o de qualquer outra pessoa de formação mais acabada”. Diz ainda, o processo de alfabetização propriamente dito deveria ser iniciado com palavras da realidade dos alunos. O exemplo clássico é tirado do esforço de alfabetização feito com os operários que construíram Brasília, nos anos 50. Exemplo: TIJOLO em seguida essa palavra era grafada com suas sílabas separadas: TI – JO – LO, em seguida, eram apresentadas as famílias fonêmicas das três sílabas: TA – TE- TI – TO – TU; JA – JE – JI – JO – JU; LA – LE – LI – LO – LU. Então, a sala era convidada a formar novas palavras com outras sílabas, em seguida as vogais e as palavras com maior grau de dificuldade.
Para ilustrar, vou contar o que e como foi a minha alfabetização, bem como o meu processo de construção da leitura, com cenas e imagens que vêm na minha memória.
Iniciei o pré-escolar no ano de 1983, quando conheci algumas letras do alfabeto (apenas uma noção), e no ano seguinte, na 1ª série, conheci e aprendi por etapas, sendo primeiramente, as vogais e depois, as consoantes de forma tradicional, seguindo a junção de sílabas, para então a formação da palavra, após a alfabetização propriamente dita, o desenvolvimento da leitura conduzia-se de maneira que a professora sempre realizava sua própria leitura oralmente à turma e pedia para lermos silenciosa, individual e coletivamente.
Minha mãe costumava comprar e selecionar muitos livros, em livrarias e bibliotecas para eu ler, eu sempre apreciei muita leitura, viajo, sonho, imagino e cultuo a leitura incentivando meus familiares e alunos à importância da leitura. No entanto, remeto-me ao processo de leitura como alfabetização, que pode ser visto e definido com vários sentidos: atribuição de sentidos, concepção, conceito, idéias, construção de um aparato teórico e metodológico de aproximação de um texto, e o ato de decodificação de signos lingüísticos.
A formação de um leitor maduro depende da criança, dos pais e do professor. Pois ele deve criar e manter em sala de aula, um ambiente que estimule e faça com que o aluno goste de ler e permita a interação do sujeito - aluno com o objeto – texto (Vigotsky), com esses sendo variados, sequenciados e bem graduados para um melhor entendimento do próprio aluno, não esquecendo que os fatores afetivos intervêm no processo de aquisição e desenvolvimento da leitura (motivação, auto-confiança e ansiedade).
O professor ao ensinar e, sobretudo, ensinar a ler é, expressa um ato de amor paciente, persuasivo e confiante. “Estou plenamente convencido de que a leitura é um importante instrumento para a libertação do povo brasileiro e para o processo de reconstrução de nossa sociedade” (SILVA, 2001).

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